O HD Tune é um pequeno utilitário capaz de avaliar o desempenho de discos rígidos em tempo real. Diversos itens são avaliados, com dados ilustrados por gráficos em uma interface de fácil compreensão, permitindo o uso a qualquer usuário. Além dos dados e informações, o programa traz de quebra uma ferramenta para detectar clusters defeituosos no disco.
Avaliando o desempenho :
Na primeira tela do programa, Benchmark, é onde são realizados os testes de desempenho. Basta selecionar qual o disco que será analisado, no alto da tela, e clicar sobre o botão Start para começar. Enquanto o programa avalia o seu HD, utilize o computador normalmente. Se preferir, minimize o HD Tune para a systray, barra de sistema ao lado do relógio, através do botão roxo, com uma seta para baixo no topo da janela.
Concluídos os testes, os dados obtidos são registrados na lateral direita do programa. Entre eles, você poderá conferir qual a velocidade máxima e mínima de transferência do seu HD. Muito útil para comparar dois discos rígidos e descobrir qual é o mais rápido.
Informações :
A aba seguinte, Info, traz uma série de informações relevantes à compatibilidade e características do disco selecionado. A primeira delas é a respeito das estruturas de dados utilizadas, exibindo partições e sistemas de arquivos existentes. Logo abaixo, há uma lista de recursos, sendo aqueles que estiverem marcados, os suportados pelo seu disco rígido. Já na parte inferior, você pode conferir a todas as especificações técnicas fornecidas pelo fabricante, tais como versão da firmware e capacidade real de armazenamento.
Confira se o seu HD está em forma!
Em Health você fica a par de como anda a saúde do HD. Assim como outros componentes do computador, diversos fatores, inclusive físicos, podem interferir no bom funcionamento do equipamento. Temperatura e taxa de erros de gravação são alguns dos itens que irá encontrar nesta aba.
Detectando erros :
Esta ferramenta do HD Tune, localizada na aba Error Scan, assemelha-se ao famoso ScanDisk do Windows. Ele efetua um exame de superfície no disco em busca de clusters defeituosos. Caso algum seja encontrado, ele será sinalizado por um ponto vermelho e é altamente recomendado que você realize cópias de segurança dos seus arquivos. Se você ainda não possui um software para backups, clique aqui.
Pequeno e funcional :
Enquanto ele é executado em segundo plano, a temperatura real do HD é exibida na systray, em graus Celsius, e caso atinja níveis críticos, alertas são emitidos imediatamente. O HD Tune é perfeito para quem quer analisar discos rígidos de maneira rápida e eficiente.

Sistema operacional Windows XP/Vista/2000/2003
Tamanho: 1,33 MB

Raton Shop